Joana Caetano

Joana Caetano

O meu nome é Joana Caetano e moro no Porto.
Nasci em Castelo de Paiva, no ano de 1980. Quando era pequenina gostava muito de desenhar, fazer redacções, flôrzinhas de pão e andar de bicicleta. Também gostava de ficar a observar a minha mãe tricotar. Sentia um fascínio pelo poder das suas mãos, que com “dois pauzinhos” conseguiam criar peças tão elaboradas e bonitas.
Aprendi a bordar muito mais tarde em 2009, o bordado tradicional de Guimarães e foi amor à primeira vista. O bordado foi uma revelação para mim e desde então não parei de praticar e procurar novas formas de explorar esta técnica. Procurei livros, entendi os pontos, tudo com muita experimentação e sobretudo picadas de agulhas!
Criei o meu próprio projecto ligado ao bordado, a Jubela, uma marca de produtos e serviços que se caracteriza essencialmente pelo uso de desenhos de autor, com inspiração sobretudo na cultura popular, mas também na música e outros temas.
Actualmente dou aulas de bordado. Para mim é muito gratificante a transmissão de conhecimentos e saberes. É como se fosse uma magia, em que eu tiro da cartola ou debaixo da manga, todos os truques e dicas dos pontos de bordar!